1.2.12

Governo fecha 129 centros das Novas Oportunidades

in Diário de Notícias

O Governo vai manter até agosto 301 dos 430 Centros de Novas Oportunidades existentes, garantindo aos formandos concluir os seus processos de certificação, indica um comunicado Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQ).

Segundo a ANQ, até setembro serão anunciadas alterações mais profundas na estrutura e objetivos do programa Novas Oportunidades.

Até ao final de 2011 foram encerrados 20 dos 450 da rede de Centros Novas Oportunidades (CNO) tendo sido abertas a 15 de novembro as candidaturas a financiamento para abranger o período de janeiro a agosto de 2012, com as regras e critérios que têm sido utilizados.

Hoje a Agência Nacional Para a Qualificação e o Ensino Profissional anunciou que vão ser mantidos 70 por cento dos centros, embora o Governo considere que a dimensão da atual rede ainda é excessiva face às necessidades e à procura.

"Perante o sobredimensionamento atual da rede, a escassez de recursos financeiros disponíveis e as necessidades de financiamento de outras medidas, o Governo decidiu reduzir o número de Centros de Novas Oportunidades financiados. Assim, num esforço financeiro mesmo assim considerável, o concurso garantirá neste período transitório o funcionamento de cerca de 70 por cento dos atuais centros", refere a ANQ em comunicado.

Durante este período transitório, adianta, o Governo concluirá os estudos de avaliação da Iniciativa Novas Oportunidades, nomeadamente nas vertentes de impactos na via profissional das pessoas e do rigor e exigência dos processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC).