2.2.12

Haiti vive uma situação de crise humanitária

in Jornal de Notícias

O Haiti vive uma situação de crise humanitária dois anos depois do forte terramoto que atingiu o país provocando milhares de mortos e mais de 1,5 milhões de deslocados, consideram as Nações Unidas.

Para o gabinete para a Coordenação dos Assuntos Humanitários das Nações Unidas, a precariedade é vivida com mais de 500 mil pessoas a permanecerem em acampamentos improvisados nas ruas, a epidemia de cólera que provocou 7 mil mortes e a insegurança alimentar que afecta 45% da população de dez milhões de habitantes.

O mesmo gabinete das Nações Unidas considerou estar comprovada a deterioração da qualidade da água que recebem as pessoas acampadas coincidindo este efeito com o fim da distribuição gratuita de água nesses locais através de camiões cisterna.

"Cerca de 47% das análises de água realizadas nos acampamentos permitem concluir que a água é de má qualidade, comparativamente aos 29% apurados no início de Dezembro de 2011", precisou o organismo ao salientar que apenas 55% dos deslocados recebem água tratada com cloro.