10.2.12

Jovens não devem gastar energias a 'lamentar-se'

in Sol

O secretário de Estado do Empreendedorismo defendeu hoje a necessidade de alterar o paradigma segundo o qual cabe ao Estado criar emprego e pediu aos jovens que 'concentrem energias' em encontrar soluções para o país e não em 'lamentar-se'.

«Temos que perceber que não cabe ao Estado criar emprego. Quem cria emprego são as empresas», afirmou o secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação, Carlos Oliveira, na conferência «Emprego jovem, perspectiva e horizonte», que decorreu hoje no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), em Lisboa.

Perante uma plateia composta, maioritariamente, por estudantes, o governante afirmou que «o que é pedido à juventude portuguesa é que concentre energias em encontrar soluções e não em lamentar-se [porque] que não há soluções para o país».

O secretário de Estado destacou ainda o papel das empresas e das universidades, defendendo que as primeiras devem «estar atentas e apoiar jovens empreendedores» e que as segundas têm um papel «fundamental» no incentivo e na dinamização do empreendedorismo.

Também presente conferência, o secretário de Estado do Emprego, Pedro Silva Martins, realçou as recentes reformas anunciadas pelo Governo em matéria de legislação laboral.

O secretário de Estado disse que as reformas que estão a ser concretizadas neste domínio e que constam do acordo tripartido assinado recentemente «dotam o país de condições de competitividade».

Conferência «Emprego jovem, perspectiva e horizonte» contou também com as presenças do ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, e do secretário de Estado do Ensino Superior, João Filipe Queiró.