14.2.12

Mais de 300 idosos de São Vicente já beneficiam do 'Projecto 65+'

in Diário de Notícias da Madeira

Programa iniciado há um ano combate a solidão da população envelhecida

Um ano depois de ter iniciado, o 'Projecto 65+ - Cuidador de Idosos’ abrange já 306 idosos do Concelho de São Vicente que vivem na solidão. Este ano o programa expande-se também aos idosos que vivem na companhia de outros idosos ou com dependentes, estimando-se que após a concretização desta 2ª fase possa este projecto social possa beneficiar mais de meio milhar destes séniores. Estima-se que nestas condições este Município tenha mais de 1200 cidadãos, o equivalente a mais de 80% da população idosa residente, que até 2013 deverá ser apoiada por este projecto inovador na Região.

A intervenção social deste programa contempla visitas domiciliárias, encaminhamentos, acompanhamento e transporte para a resolução de assuntos pessoais, implementação de tele-alarmes, cartão do idoso (5% desconto nas farmácias do concelho, check-up biológico e benefícios sociais) voluntariado e policiamento de proximidade.

Cumprido o primeiro ano, as perspectivas futuras de intervenção contemplam a implementação do projecto ‘Voluntariado de Proximidade’, a concretização da 2ª fase do ‘Projecto 65+’, a criação do Conselho do Idoso, a implementação de mais 25 tele-alarmes e outros tantos cartões do idoso, uma linha telefónica de apoio permanente ao idoso e a realização do 2º Congresso do Envelhecimento no Norte.

Um ano depois do arranque, ao final da manhã de hoje realizou-se uma conferência de balanço no Salão Nobre dos Paços do Concelho.