4.2.12

Pavilhão da Câmara de Lisboa recebe 45 sem-abrigo

por Ana Maia, in Diário de Notícias

O Pavilhão Desportivo do Casal Vistoso, no Areeiro, acolheu ontem durante a noite 45 sem-abrigo. Receberam comida, agasalhos e banho quente. Câmara Municipal de Lisboa diz que espaço vai manter-se aberto enquanto as temperaturas baixas continuarem.

"Uma grande percentagem são sem-abrigo recentes e na casa dos 30 anos. Percebemos que o perfil está a mudar. Das 45 pessoas que chegaram ao pavilhão, encaminhadas pelas equipas de rua, 40 aceitaram falar com as nossas assistentes. Nove ficaram connosco toda a noite e cinco aceitaram ir para centros de acolhimento, o que é algo muito positivo", revelou fonte da Câmara Municipal de Lisboa, acrescentando que o espaço vai manter-se aberto enquanto o frio o exigir.

O objetivo da autarquia é conhecer quem anda na rua e pôr a funcionar uma rede de ajuda com os contributos das juntas de freguesia. Durante a noite, Helena Roseta, vereadora da Câmara com o pelouro social, esteve à conversa com algumas das pessoas que durante a noite procuraram comida e roupa quente.

Também a Legião da Boa Vontade reforçou o atendimento realizado no Programa Ronda da Caridade, desde o dia 16 de janeiro, na cidade do Porto. Por causa do frio, a procura de agasalhos aumentou. "É normal que com as baixas temperaturas, as pessoas procurem ter mais agasalhos", disse ao DN fonte da Legião da Boa Vontade, referindo que atendem "mais de 100 pessoas por noite".

Portugal e o resto da Europa está a sofrer com uma massa de ar polar que fez cair as mínimas abaixo de zero em muitas cidades.