14.6.12

Alto Comissário da ONU para os refugiados participa da Rio+20

in Portugal Digital

Em diversos eventos durante a conferência, o chefe do ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados) discutirá as novas faces do deslocamento global e suas relações com o desenvolvimento sustentável.

O Alto Comissário das Nações Unidas para Refugiados, o ex-primeiro-ministro português António Guterres, participará da Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, também conhecida como Rio+20, que acontecerá no Rio de Janeiro, entre os dias 20 e 22 de junho.

Em diversos eventos durante a conferência, o chefe do ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados) discutirá as novas faces do deslocamento global e suas relações com o desenvolvimento sustentável.

A Rio+20 reunirá líderes mundiais, governos, o setor privado e organizações não governamentais para encontrar soluções efetivas de redução da pobreza, melhoria na equidade social e preservação do meio ambiente em um planeta cada vez mais populoso.

Mudanças climáticas, aquecimento global e as pressões sobre o meio ambiente derivadas destes fenômenos são os principais desafios dos tempos atuais.

A mudança climática interage com outras mega tendências globais que já condicionam o futuro do nosso planeta, como crescimento populacional, urbanização, escassez de água, insegurança energética e alimentar e volatilidade dos preços das commodities. Tal cenário potencializa a escala e a complexidade dos deslocamentos e da mobilidade humana, alterando seus padrões.

Devido a esta interação, a competição por recursos naturais cada vez mais escassos e conflitos relacionados forçarão mais e mais pessoas a se deslocarem para outras áreas. Elas se deslocarão dentro de seus próprios países ou cruzarão fronteiras nacionais.

As migrações e os deslocamentos induzidos por fatores ambientais poderão atingir dimensões sem precedentes. As recentes previsões sobre a escala potencial de tais movimentos variam entre 25 milhões e 1 bilhão de pessoas por volta do ano 2050.

Os impactos da mudança climática, como secas prolongadas e eventos meteorológicos extremos, já representam um desafio para as operações do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR). Esta é a razão pela qual o ACNUR está engajado com este tema e quer contribuir para o debate sobre qual a melhor maneira de encarar esses desafios, em uma perspectiva humanitária.

O Alto Comissário das Nações Unidas para Refugiados, António Guterres, participará da Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, também conhecida como Rio+20, que acontecerá no Rio de Janeiro, entre os dias 20 e 22 de junho de 2012. Em diversos eventos durante a conferência, o chefe do ACNUR discutirá as novas faces do deslocamento global e suas relações com o desenvolvimento sustentável. As informações são do ACNUR.