7.6.12

FMI adverte para riscos a curto prazo causados pela crise global

in RTP

O Fundo Monetário Internacional elogiou as políticas moçambicanas e o "desempenho económico forte", mas advertiu para os riscos a curto prazo devido à crise global.

"As perspetivas de crescimento económico a médio prazo são boas, mas os riscos a curto prazo devido ao clima global devem ser geridos devidamente", aconselhou, após a quarta revisão do segundo programa económico que o FMI mantém com Moçambique.

A instituição considera apropriado um misto de políticas a contraciclo para este ano para sustentar o crescimento económico, nomeadamente manter a despesa dentro dos limites orçamentais e continuar uma política monetária ajustada.

"Tal será importante para proteger do recente aumento da desinflação", vincou, num comunicado emitido na quarta-feira.

O FMI saúda os planos do Governo para reduzir a pobreza e espera que sejam implementados "vigorosamente para beneficiar que mais moçambicanos beneficiem do esperado forte crescimento económico".

Refere ainda que há urgência na necessidade de infraestruturas e também elogiou a intenção das autoridades em modernizar os regimes fiscais para as indústrias extrativas e dos hidrocarbonetos.