9.10.08

Economia vai estagnar nos próximos anos

Ana Paula Lima, in Jornal de Notícias

O Fundo Monetário Internacional reviu, esta quarta-feira, de novo em baixa as estimativas de crescimento da economia mundial e defendeu que a crise se vai estender no tempo.

"Demorará um período considerável até todas as perdas serem reconhecidas, até os bancos se recapitalizarem, até se reduzir a alavancagem e até que o mercado recupere a confiança", refere o FMI.

Na Europa, a zona euro deverá crescer 0,2%, em 2009, o aumento mais lento desde a sua criação, em 1999. Portugal ficará atrás da média, crescendo 0,1%, uma redução significativa face aos 0,6% anteriormente previstos. Este ano, a economia nacional subirá 0,6%, menos 0,1 pontos percentuais que na última previsão.

Considerando que se vive "o choque financeiro mais perigoso" desde os anos 30, estima evoluções quase nulas na generalidade das economias e prevê uma recessão em Espanha e Itália, em 2009. Os EUA deverão crescer 1,6%, este ano, e uma décima, em 2009.

A juntar-se ao coro de previsões pessimistas, o responsável pelo Tesouro norte-americano, Henry Paulson, lembrou que o sistema financeiro continua sob fortes tensões e apelou à rápida aplicação do plano de saneamento da banca dos EUA que ele próprio desenhou, admitindo que mesmo assim alguns bancos venham a falir.