in Jornal de Notícias
O Governo vai propor, no Orçamento de Estado para 2009, o alargamento de uma 13ª prestação do Abono de Família a todos os beneficiários. A prestação suplementar, usualmente paga em Setembro aos beneficiários do escalão A, se aprovada, passará a abranger “780 mil beneficiários”, disse José Sócrates.
Falando no debate quinzenal, na Assembleia da República, José Sócrates afirmou que a medida vai constar na proposta do Governo de Orçamento do Estado para 2009.
"Na situação presente justifica-se fazer mais um esforço orçamental de apoio às famílias. Em particular nas despesas que as famílias têm com a educação dos seus filhos", justificou o primeiro-ministro.
Sócrates referiu então que, no presente, as famílias do primeiro escalão (as que têm rendimentos mais baixos) beneficiam no mês de Setembro de uma 13ª prestação para apoiar as despesas escolares dos seus filhos.
Agora, "o Governo decidiu propor, no Orçamento do Estado para 2009, que essa prestação seja alargada, passando a abranger todas as famílias beneficiárias", afirmou.
Segundo o primeiro-ministro, a medida "vai apoiar mais beneficiários, reforçando fortemente as políticas sociais do Estado dirigidas às famílias portuguesas".
Medida anunciada pelo primeiro-ministro em face da actual crise financeira e económica. Para as empresas, José Sócrates, anunciou que o Governo decidiu aumentar para mil milhões de euros a nova linha de crédito PME-Invest II, destinada às pequenas e médias empresas.


