in Jornal de Notícias
O finlandês Martti Ahtisaari é o galardoado com o Nobel da Paz 2008, pelas várias missões de mediação em todo o mundo, nomeadamente na Namíbia, Aceh, Kosovo e Iraque.
O antigo presidente finlandês foi galardoado “pelos seus importantes esforços, em vários continentes e durante mais de três décadas, na resolução dos conflitos internacionais. Estes esforços contribuíram para um mundo mais pacífico e para a 'fraternidade entre nações' de acordo com o espírito de Alfred Nobel”, declarou o presidente do Comité Nobel, Ole Danbolt Mjoes.
“Desenvolveu também contribuições construtivas para a resolução dos conflitos na Irlanda do Norte, Ásia Central e no Corno de África”, acrescentou.
"A mais importante das minhas missões foi claro a da independência da Namíbia. Com aquele processo estive ocupado 13 anos. Aceh e Kosovo foram também muito importantes", acrescentou o ex-presidente finlandês.
O prémio Nobel, que consiste num medalha, um diploma e um cheque de dez milhões de coroas suecas (um milhão de euros), será entregue em Oslo, a 10 de Dezembro, data do aniversário da morte do seu fundador, o industrial e filantropo sueco Alfred Nobel.
Em 2007, o galardão foi entregue ao ex-vice-presidente norte-americano Al Gore e ao Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas da ONU.
No total, estavam este ano nomeadas 197 pessoas e organizações.


