16.10.08

‘Práticas de Inclusão’ assinalam Dia da Pobreza

Vera Batista Martins, in Correio do Minho

No âmbito da comemoração do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, realiza-se hoje e amanhã no auditório da Fraterna, em Guimarães, um encontro subordinado ao tema ‘Práticas de Inclusão’.

A iniciativa integra diversos momentos lúdicos e interactivos, com crianças e jovens, sessões que serão complementadas por várias comunicações ao longo de dois dias.

‘Lutar contra a Pobreza: passado, presente futuro?’ é o tema que marca o arranque da iniciativa, hoje, às 10 horas, uma palestra a cargo de Paula Cruz da REAPN.

Momentos de dança e música valorizam a realização do encontro que visa assinalar o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza.

Duas intervenções sociais com crianças, jovens e pessoas em situação de vulnerabilidade integram, ainda, o programa de hoje, que termina com uma palestra sobre o ‘Envelhecimento Activo’.

Amanhã destaca-se o empreendedorismo social.

Pelas 10 horas estará em discussão a ‘Formação, Qualificação e Emprego’, tema da responsabilidade de Helena Chaves, do Centro de Emprego de Vila Nova de Famalicão.

O papel dos Centros Novas Oportunidades nas políticas sociais, ‘Formar para Incluir’ e ‘Negócio de Vending, uma experiência de microempre-endedorismo’ estarão, também, em cima da mesa ao longo do dia de amanhã na Fraterna.

O encontro é organizado pela câmara de Guimarães em colaboração com a REAPN, Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais, Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral, CASFIG, Centro de Saúde, Cercigui, Fraterna e Sol do Ave.