in Correio da Manhã
Catarina apresenta festival Hip Hop
Catarina Furtado e Sónia Araújo vão juntar-se pela mesma causa, o Festival Hip Hop Pobreza Stop, no sábado às 15h00, no Pavilhão Multiusos de Gondomar. O espectáculo, que resulta de uma iniciativa da Fundação Filos, com o apoio do CM e da RTP, será transmitida no canal 1 em dentro de um mês.
Para Catarina Furtado apresentar um Festival de Solidariedade, como o Hip Hop Pobreza Stop, é uma honra. "É com muito carinho que a Catarina faz este trabalho", afirmou o seu agente Rui Calapez. Sónia Araújo, apresentadorade ‘Praça da Alegria’ na RTP 1, Álvaro Costa, locutor da Antena 3, Padre Maia, da Fundação Filos e Luís Amorim, do CM, são os jurados responsáveis por encontrar um finalista entre os 12 concorrentes na categoria de rap e um outro entre os 12 da área do graffiti.
O evento, apresentado por Catarina Furtado, embaixadora da Boa-Vontade da ONU, terá a duração de duas horas. No final, Catarina Furtado regressará a Lisboa para apresentar no domingo, em directo, mais um ‘A Minha Geração’. Para além deste projecto, a actriz está a gravar a série ‘Liberdade 21’, que estreia no sábado na RTP 1 e a ultimar mais uma iniciativa de solidariedade, o documentário filmado na Guiné, que será exibido ainda este mês na estação de serviço público.
O Festival do Hip Hop tem mobilizado as camadas mais jovens da zona Norte e só nos últimos dois dias foram levantados 3500 bilhetes. Idália Moniz, secretária de Estado da Segurança Social é uma das personalidades que já confirmouasua presença nesta festa da solidariedade.
O evento captou a participação de jovens rappers e graffiters portugueses, que entregaram no total 92 criações originais. Na área do rap foram entregues 74 candidaturas, a somar às 18 do graffiti. A selecção dos 12 finalistas foi feita pelo público na página da internet do Correio da Manhã.
Esta iniciativa pretende encontrar novos talentos nas áreas de rap e graffiti, através de trabalhos artísticos originais dedicados ao tema da Pobreza/Exclusão Social.
MEMBROS DO JÚRI
SÓNIA ARAÚJO
A apresentadora das manhãs da RTP 1, no ‘Praça da Alegria’, será um dos membros do júri. Sónia Araújo brilhou no ‘Dança Comigo’, agora vai escolher o melhor rap e graffiti.
ÁLVARO COSTA
É um dos rostos de ‘A Liga dos Últimos’ (RTP 1) e uma das vozes mais conhecida dos ouvintes da Antena 3. Álvaro Costa está na rádio pública desde a sua criação, onde apresenta com Miguel Quintão o programa ‘Bons Rapazes’.
PADRE MAIA
Presidente da Fundação de solidariedade social Filos, no Porto, o Padre Maia tem tido um papel activo a promover acções de solidariedade nos bairros mais complicados da zona Norte.
LUÍS AMORIM
Director adjunto de marketing dos jornais da Cofina (Correio da Manhã, ‘Record’ e ‘Jornal de Negócios’), Luís Amorim é um dos quatro responsáveis por eleger os dois vencedores do Festival Hip Hop Pobreza Stop.


