3.2.12

ONU declara o fim da fome na Somália

in Diário de Notícias

Uma boa safra, depois de chuvas abundantes, e a distribuição de alimentos por parte das organizações humanitárias terminaram com a fome na Somália, embora as condições continuem frágeis e podem até deteriorar-se, anunciou a Organização das Nações Unidas.

A ONU declarou fome em duas partes do sul da Somália em julho passado e estendeu a o alerta de fome em setembro também de 2011 a seis das oito regiões do Corno de África.

A Organização das Nações Unidas acrescentou ainda que inicialmente 750 mil pessoas enfrentavam a fome iminente. Este número caiu para 250 mil durante o mês de novembro. "As colheitas são frágeis e podem acabar se não tiverem apoio contínuo", disse Mark Bowden, coordenador humanitário da ONU para a Somália.

Enquanto, a distribuição de ajuda a cerca de 180 mil pessoas em campos na capital de Mogadíscio, melhoraram a situação do país, a guerra civil na Somália meridional e central continuam a impedir a entrega de alimentos nas zonas mais afectadas.

As forças do governo têm lutado contra rebeldes islâmicos nos últimos cinco anos, enquanto as forças do Quénia e da Etiópia entraram no país o ano passado para ajudar na luta contra a Al Qaeda.