6.2.12

PROENÇA-A-NOVA - Loja solidária inaugurada amanhã

in Rádio Condestável

Roupa e calçado, móveis e eletrodomésticos, materiais de construção ou alimentos: na loja social que amanhã é inaugurada, na rua comendador Sebastião Alves, estão disponíveis os mais variados bens doados para famílias com carências socioeconómicas. Uma equipa de voluntariado irá assegurar a abertura regular da loja, estando previstas duas horas diárias de funcionamento, de segunda a quinta-feira. Dois projetos da Escola Pedro da Fonseca contribuíram para aumentar a oferta disponível na abertura do espaço, desenvolvido em parceria com a Junta de Freguesia de Proença-a-Nova.

Como irá funcionar a cedência dos objetos? Quando pretende fazer o primeiro pedido, a pessoa ou família interessada terá de dirigir-se à câmara, preenchendo um formulário com dados de caraterização que justificam a ajuda solicitada. Feito esse registo inicial, passam a poder dirigir-se diretamente à loja sempre que tenham necessidade.
Da parte de quem doa, as instalações do Banco Solidário junto ao mercado são o ponto preferencial para entrega. Nesse local é feita a triagem dos bens doados e o tratamento da roupa, para que sejam asseguradas as condições de qualidade necessárias. Qualquer bem com condições para (re)utilização pode ser oferecido, como vestuário, brinquedos, peças para a casa ou material de construção.
Na loja estão bens doados por alunos da Escola Pedro da Fonseca, no âmbito de dois projetos distintos. Três turmas de 8º ano ofereceram alimentos, livros e brinquedos, numa iniciativa inserida na disciplina de Formação Cívica, em que abordaram o tema da solidariedade. Já os alunos do Curso de Educação e Formação em Serviço de Mesa apelaram ao contributo de toda a comunidade escolar, tendo recolhido alimentos não perecíveis. A iniciativa, a que chamaram Banco Alimentar e que foi a primeira deste ano letivo no âmbito do projeto Mão Amiga, consistiu na colocação de um carrinho de compras à entrada de um bloco da escola, dentro do qual todos os interessados depositaram a sua oferta.