5.6.12

Alunos de estratos favorecidos dominam no Ensino Superior

in Jornal de Noticias

Os estudantes do Ensino Superior em Portugal ainda são maioritariamente oriundos de estratos sociais favorecidos, disse a investigadora Luísa Cerdeira, que na quarta-feira apresenta, em Lisboa, um estudo sobre esta matéria.

"Apesar do grande crescimento que aconteceu, ainda são hoje em maior número oriundos de estratos favorecidos", disse, à agência Lusa, a investigadora Luísa Cerdeira.

A pró-reitora da Universidade de Lisboa estudou os custos do Ensino Superior em Portugal, através de um inquérito realizado em 2010/2011, depois de ter produzido trabalho idêntico relativo a 2004/2005.

"Há muitos indicadores de continuidade em relação ao que já acontecia, sobretudo no contexto socioeconómico dos estudantes, no que diz respeito ao nível do rendimento do agregado familiar e também das habilitações", indicou.

O estudo "Quanto Custa Estudar no Ensino Superior Português" vai ser apresentado durante um seminário no Instituto de Educação, em que estarão presentes para o comentar representantes da comunidade científica e das associações de estudantes.

"É um seminário aberto a toda a comunidade científica, mas tive o gosto, desta vez, em convidar os estudantes para estarem presentes e através dos seus representantes poderem ser os primeiros a conhecer os resultados e a comentar as apresentações", afirmou.

A investigadora revelou que se verificou nos últimos anos "um crescimento diminuto" dos custos a preços de mercado, em termos nominais e mesmo reais, se comparada a inflação entre 2005 e 2010, mas que as respostas dos estudantes ao inquérito realizado há um ano denotam um agravamento das dificuldades em suportar essa despesa.

"Entre maio e junho de 2011 começava a desenhar-se [a atual situação] e já havia diminuição de rendimento para muitas famílias e isso é notório no agravamento de respostas que os estudantes dão a nível de como se auto-classificam em termos de rendimento", avançou.

Durante o encontro vão ser apresentados dados que permitem relacionar a situação da acessibilidade ao Ensino Superior e dos custos em Portugal com outros países dentro e fora da Europa.

Será também apresentado o perfil do estudante do Ensino Superior em Portugal, entre outros indicadores, como o recurso a empréstimos e bolsas de Ação Social.