16.10.08

A indesejável tríade: fome, mal nutrição e pobreza

Isilda Gomes, Governadora Civil de Faro, in Observatório do Algarve

Instituído em 1979 pela FAO (Organização da Alimentação e Agricultura), organismo da ONU (Nações Unidas), criado em 1945 no Quebeque (Canadá), assinala-se, em 150 países, entre os quais Portugal, a 16 de Outubro o «Dia Mundial da Alimentação».

São seus directos objectivos e propósitos a sensibilização da opinião pública acerca da natureza e dimensão do problema alimentar em todo o planeta Terra, casa comum onde vivemos e, visando também, o desenvolvimento de uma consciência de solidariedade entre todos os povos na luta contra a indesejável tríade: fome, mal nutrição e pobreza.

A insegurança alimentar afecta, actualmente, cerca de 800 milhões de pessoas, desenvolvendo-se esforços múltiplos, quer a par de medidas oficiais como da solidariedade de cidadãos, de que refiro o Banco Alimentar contra a Fome.

Recordo, nesta actualíssima efeméride, a Declaração de Roma (13 de Novembro de 1966), em que foi assumido:

«Comprometemo-nos a consagrar a nossa vontade política e o nosso compromisso comum e nacional e fim de atingir uma segurança alimentar para todos e à realização de um esforço permanente para erradicar a fome em todos os países, com o objectivo imediato de reduzir, até metade do seu nível actual, o número de pessoas subalimentadas até, ao mais tardar o ano de 2015».

Ao assinalar-se este «Dia Mundial da Alimentação» formulo o voto sincero e assumo o multiplicar de todos os esforços, no que peço o apoio de toda a boa e generosa gente algarvia, para a acção de erradicação da fome e da pobreza e a intensificação do desenvolvimento sustentável.