7.10.08

Sócrates recorda que o país terá mais 400 creches até 2009

Ana Correia Costa, in Jornal de Notícias

Porque "a melhor forma de ajudar as famílias" e apoiar a natalidade é criar instituições onde os pais "possam deixar os seus filhos", José Sócrates prometeu, esta segunda-feira, a construção de 400 creches até ao próximo ano, no âmbito da terceira fase do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais.

A medida vai permitir a criação de 18 mil vagas para crianças até aos três anos de idade, as quais deverão concentrar-se nas áreas metropolitanas do Porto e de Lisboa. Estas são, de resto, as "zonas onde [as creches] são mais necessárias. É aqui que temos listas de espera, é aqui que as famílias mais necessitam de ajuda", lembrou o primeiro-ministro durante a inauguração da creche e jardim de infância da Misericórdia da Trofa, em S. Romão do Coronado.

Apesar de não ter querido falar aos jornalistas, José Sócrates admitiu, contudo, que a conciliação entre a vida profissional e familiar "é um dos problemas das famílias jovens". O chefe do Governo foi, assim, ao encontro das conclusões de um relatório da Comissão Europeia que, apoiado em dados de 2006 e 2007, aponta lacunas importantes a nível da cobertura de estabelecimentos de apoio à primeira infância a quase todos os países da União. Portugal não escapa è regra e falha sobretudo nos cuidados aos menores de três anos. "Temos obrigação de construir rapidamente as creches públicas que são indispensáveis para que as famílias jovens possam planear a sua vida", sublinhou. Para cumprir o desígnio, estão previstas mais 72 creches para a Área Metropolitana do Porto.