in Agência Ecclesia
A situação de “grave crise económica por que passam muitas famílias em Portugal” não foi esquecida pelos bispos portugueses reunidos em Assembleia Plenária até hoje (13 de Novembro), em Fátima. O Comunicado Final desta Assembleia salienta também o “número de pobres cresce todos os dias, faltando mesmo bens essenciais”. Perante esta situação, os bispos pedem “às autoridades governativas para tomarem medidas que ajudem a resolver as graves carências sentidas” e exortam “os cristãos a um maior empenho sócio-caritativo”.
Em relação à Concordata entre a Santa Sé e o Estado Português, os bispos realçam que este documento “carece ainda de regulamentação” e acompanham com “preocupação este assunto”, solicitando às devidas instâncias a “regulamentação que se impõe, com necessária celeridade e ponderação”.
Na Assembleia Plenária – realizada em Fátima de 10 a 13 deste mês - foram também aprovados dois documentos: um sobre a Escola e outro sobre a Protecção das Crianças.
Não há nenhum convite oficial para Bento XVI vir a Portugal
D. Jorge Ortiga, Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, disse também aos jornalistas que o possível convite a Bento XVI para uma visita a Portugal “não nos parece oportuno”.
“Sabemos que da parte de Bento XVI há várias dificuldades de agenda e também de saúde” – referiu D. Jorge Ortiga. Todavia acrescenta: “tínhamos um gosto muito grande que Bento XVI viesse a Portugal para canonizar o Beato Nuno de Santa Maria”. “Não há nenhum convite oficial para que o Papa venha a Portugal”.