Por Sérgio Aníbal, in Jornal Público
O Governo terá que lidar com um período de retracção da economia até Dezembro
A economia portuguesa vai entrar em recessão técnica este ano, com os dois últimos trimestres do ano a apresentarem variações negativas em cadeia, segundo as previsões da Comissão Europeia apresentadas hoje em Bruxelas.
Nas suas previsões, a Comissão apresenta as suas estimativas por trimestre e aponta para que o crescimento português no terceiro trimestre seja de menos 0,3 por cento face ao segundo trimestre e que o quarto trimestre registe uma variação negativa de 0,1 por cento face ao terceiro trimestre. Ou seja, a confirmarem-se estes valores, Portugal entrará em recessão técnica (dois trimestres consecutivos de crescimento negativo) este ano.
Ainda segundo as mesmas previsões, o primeiro trimestre do próximo ano terá uma variação nula e só a partir daí é que a economia voltará a registar crescimentos positivos.
As previsões de Bruxelas apontam para que o crescimento anual da economia portuguesa seja de meio por cento este ano e de 0,1 por cento no próximo, valores que ficam muito abaixo das previsões do Governo que apontam para um crescimento de 0,8 por cento e 0,6 por cento no período.