3.11.08

Lisboa tem tempo para evitar défice superior a 3% em 2010

in Jornal de Notícias

"Há tempo mais que suficiente" para Lisboa tomar medidas que evitem um défice orçamental acima dos 3 por cento em 2010, considera o comissário europeu para os Assuntos Económicos, Joaquín Almunia.

O comissário apresentou as Previsões Económicas do Outono da Comissão Europeia, em Bruxelas, segundo as quais haverá uma deterioração do défice orçamental português em 2009, para 2,8 por cento do PIB, que poderá alcançar os 3,3 por cento em 2010 se não forem tomadas medidas.

Questionado sobre as consequências que poderão resultar para Portugal no caso de estes números se confirmarem, Joaquín Almunia ressalvou que "as previsões para 2010 têm de ser encaradas com especiais precauções", dada a incerteza actual e distância temporal, além de que estas são feitas com base num cenário de "políticas inalteradas".

Joaquín Almunia sublinhou no caso português, assim como dos restantes Estados-membros, haverá naturalmente mudanças nas políticas aplicadas actualmente, que, de resto, Bruxelas começará a discutir com Lisboa no início de 2009, por ocasião da apresentação do programa de estabilidade. "Portanto, há tempo mais que suficiente para ajustar estes números", declarou.