8.2.12

Subsídio de refeição desaparece do salário para aparecer num novo cartão

Virgínia Alves, in Jornal de Notícias

A Edenred Portugal vai disponibilizar um cartão electrónico através do qual as pessoas passarão a usufruir os subsídios que recebem das empresas - nomeadamente o de refeição - utilizando os terminais de pagamento automático Multibanco dos restaurantes ou supermercados.

De acordo com uma nota da empresa, cada cartão terá um saldo que poderá numa fase inicial ser consultado num site e, mais tarde, em qualquer Caixa Automático Multibanco.

Esta funcionalidade estará à disposição das empresas que usam os títulos pré-pagos da Edenred a partir do segundo semestre de 2012.

A partir dessa altura as empresa passarão a entregar o subsídio de refeição aos empregados no cartão electrónico.

O cartão será pré-carregado com a periodicidade desejada e o valor atribuído ficará disponível no saldo do cartão, sendo que o beneficiário só o poderá utilizar para a aquisição de bens e serviços na área alimentar.

De acordo com Rui Proença, diretor-geral da Edenred Portugal, o novo cartão “representa uma importante alteração tecnológica cujo efeito se vai fazer sentir em todos os parceiros da Edenred – clientes, rede aceitante, beneficiários e autoridades públicas – que desejam reduzir custos, otimizar processos e obter soluções simples e convenientes”.

A sua previsão é que em 2013 cerca de 50% da atividade de emissão seja efetuada neste novo suporte.

Acrescenta ainda que no médio prazo, "esta evolução tecnológica vai permitir à Edenred disponibilizar em Portugal soluções muito inovadoras para as empresas atribuírem aos seus trabalhadores benefícios sociais dedicados ao apoio à infância (o Cheque Creche), ao apoio à educação (o Cheque Estudante) bem como para incentivo ao uso dos transportes públicos".

A nova funcionalidade estará disponível para as empresas no segundo semestre de 2012.