Elísio Assunção, in Fátima Missionária
À margem do fórum organizado pela Caritas, o cardeal Óscar Maradiaga, da Venezuela afirmou: "Infelizmente no mundo está a crescer a globalização da pobreza"
Os objectivos «Millenium», fixados pelas Nações Unidas para 2015, não poderão ser alcançados, segundo o purpurado venezuelano. “O preço do petróleo, por exemplo, aumenta e estão a aumentar os preços dos alimentos com graves consequências para muitos povos do mundo”.
Para Óscar Maradiaga, o aumento não é determinado não é determinado pelas opções dos países produtores. O cardeal está convencido que “uma grande responsabilidade seja dos bancos e das instituições financeiras”. E acrescenta: “Os cristãos, que são cidadãos do mundo, têm o dever de dizer estas verdades e empenhar-se em mudar estas coisas”.
Segundo o cardeal da Venezuela, os jovens são sensíveis ao tema dos direitos humanos. Todavia estão “totalmente desiludidos” com a política. São particularmente chamados a agir porque “a corrupção que tanto odeiam não se pode extirpar se não se comprometem”. E explica: “A participação democrática é o único sistema para dar mais justiça e verdade ao mundo”.
O fórum foi organizado pela Caritas na cidade australiana de Melbourne, uma das dioceses que acolhem os jovens da Jornada Mundial da Juventude, antes do início do grande evento de Sidney.