3.7.08

Diminui o número de inscritos nos centros de emprego

in Jornal de Notícias

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego no final de Maio atingiu um total de 462 141 pessoas, o que representa uma diminuição 14 125 inscrições em relação a Maio de 2007, e menos 2984 face a Abril, de acordo com dados do Instituto de Emprego e Formação Profisisonal.

Houve menos homens a increverem-se (-5,3% face há um ano), mas também menos mulhres (-2,4%). E a redução nas inscrições foi protagonizada tanto por jovens (-2,2%) como por adultos (-3,7%).

Uma excepção deu-se entre quem se registou à procura do primeiro emprego, onde se verificou um aumento (+3,5%) face há um ano. No entanto, aquele grupo que representa a maior parte dos inscritos (91,7%), ou seja, os que andam à procuar de novo emprego, também diminuíram, com um decrescréscimo de 4,1%.

Por nível de habilitação escolar, houve uma redução anual, à excepção do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário.

Os desempregados de longa duração também diminuíram (-6,5%), bem como os que estão na condição de inscritos há menos de um ano (-1,5%).

Do ponto de vista regional, os dados anuais do IEFP mostram que, em Maio, o desemprego diminuiu em todas as regiões, menos na Madeira (+4,4%) e no Centro (+2,9%). No caso do Norte, esta foi a única região onde aumentou o número pessoas à procura de emprego por comparação com o mês de Abril (+0,2%).

Já as ofertas de emprego totalizaram em Maio 15 002, mais 2,3% em relação a igual mês de 2007, mas menos 2,3% face a Abril deste ano.