in Correio do Minho
‘Combater a Pobreza e a Exclusão Social: Próximos Passos’ é o tema que estará hoje em debate.
O Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza celebra-se hoje em Cabeceiras de Basto com uma conferência subordinada ao tema ‘Combater a Pobreza e a Exclusão Social: Progressos Alcançados, Próximos Passos’.
À iniciativa organizada pela câmara municipal através dos projectos ‘Basto Jovem’ e ‘Renascer’ e pela empresa municipal Basto Solidário, junta-se o secretário de Estado da Segurança Social, Pedro Marques.
Esta 22ª conferência, que terá lugar pelas 21.30 horas, no auditório municipal Ilídio dos Santos, integra-se também no ciclo de debates Políticas de Futuro que a autarquia tem vindo a promover desde 2006.
Além da conferência estão também previstas outras acções a realizar no âmbito das comemorações do Dia para a Erradicação da Pobreza, onde se destaca, pelas 9 horas, o visionamento do filme ‘Cidade de Deus’ seguido de uma reflexão sobre o conteúdo do mesmo.
Esta acção destina-se aos formandos da Escola Tecnológica de Lameiros e rea-lizase no auditório municipal, tendo como orador o presidente do Conselho de Administração da Basto Solidário, Jorge Machado.
Da parte da tarde, a partir das 16.45 horas, o programa prossegue com a leitura do conto infantil ‘O sonho de Evaristo’, animado por teatro de sombras chinesas. O objectivo da actividade visa sensibilizar os alunos do primeiro ciclo do ensino básico que frequentam a escola de Refojos deste concelho, para as questões da pobreza e da desigualdade.
Ao assinalar esta data, o município cabeceirense pretende debater o carácter multifacetado da pobreza e da exlusão social, alertando as consciências para uma problemática que afecta uma faixa consi-derável da população e que por vezes reflecte realidades dramáticas como a fome e as doenças.