in Lusa
São Salvador, 31 Out (Lusa) - Os líderes ibero-americanos reunidos na sua 18ª Cimeira anual adoptaram quinta-feira a "Declaração de São Salvador", que apela a programas de erradicação da pobreza para a juventude, no âmbito dos Objectivos do Milénio para o desenvolvimento.
A Declaração da Cimeira ibero-americana apela igualmente a que seja assegurada a garantia de serviços de educação e saúde de qualidade, de um trabalho decente bem como de segurança alimentar.
O texto incita à cooperação entre os sectores público e privado "para facilitar a plena integração dos jovens na sociedade de informação e no conhecimento através de programas de alfabetização numérica".
O Compromisso de São Salvador, adoptado com a Declaração, propõe iniciativas concretas, como "a Iberorquestra da juventude" e o projecto brasileiro "Segundo Tempo" de prevenção da delinquência pela prática do desporto.
Os chefes de Estado e de governo dos 22 países da cimeira iniciaram quinta-feira em El Salvador, em sessão plenária, o estudo de uma forma de dar uma resposta a "uma só voz" à crise financeira mundial, como apelou o presidente salvadorenho António Saca.
A cimeira, reunida até hoje, era inicialmente consagrada ao tema "juventude e desenvolvimento".
LMP.
Lusa/fim